segunda-feira, 5 de novembro de 2018

"A flor amarela"

Ganhei uma flor amarela da minha mãe, faz tempo. Era mês de outubro, bem no inicio da primavera, me parece. Tinha ido visitar a minha mãe e na despedida ela me deu um pequeno vaso com um tímido brotinho verde apontando do mesmo.

Ele nunca cresceu. Ficou ali, minúsculo. Apenas um frágil broto estacionado no tempo. Tinha dias que parecia secar e outros dias aparentava ser apenas mais uma erva daninha qualquer aproveitando-se da minha água, do meu adubo e dos meus cuidados. Pesquisei pra ver se encontrava alguma outra planta parecida e nada. Precisava saber se realmente era flor.

 - "mãe, esta flor é mato" - dizia eu no telefone.
 - "calma filho, eu sei que é flor" - insistia ela.

Conforme o tempo foi passando, eu fui desistindo dele. No início, colocava adubo e molhava vez ou outra. Mais tarde, apenas empurrei o vasinho bem no fundo da prateleira atrás dos outros vasos, sem nem me preocupar se o regador com água ia chegar até lá. Finalmente alguns dias depois, o esqueci completamente.

Na primavera deste ano como de costume fui ajeitar o meu jardim. Estava ansioso para ver todos aqueles meus botões de rosas, cósmeas, amarílis, manacás e camélias, bem floridos e majestosos. Era o mínimo que estes podiam me oferecer depois de tantos mimos e cuidados que dei. Ao retirar alguns excessos de trepadeiras fiquei surpreso ao ver que o vasinho que a minha mãe me deu ainda estava lá. Ainda estava vivo, embora esquecido por mim e pelo tempo. Puxei-o para perto e notei que o broto já havia crescido quase uns trinta centímetros e que no seu único galho, havia um grande botão prestes a florescer. Ajeitei-o na prateleira, coloquei um pouco de adubo e o reguei a vontade. 

Hoje ele amanheceu assim, florido. Seu único botão me trouxe uma tímida florzinha amarela simbolizando a luz e a sintonia que eu tenho com a minha mãe. Muito mais que isso, esta plantinha me ensinou o significado de ser forte, de ser persistente e paciente e, muito mais que isso, me  mostrou que é muito importante cuidar dos outros sem esperar nada em troca.

Obrigado flor amarela. Obrigado mãe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário